sábado, 23 de junho de 2007

Poluição sonora


Troca-se vida numa cidade pseudo-grande
por vida numa casinha no meio do mato.

   Por que essa decisão? Porque hoje é, acreditem, um dia muito poluído. Claro que existem muitos motivos para isso. É sábado, é São João, estamos em plena cidade e, o principal, amanheci hoje muito sensível a sons. Concluí que essa poluição pode acabar me custando a sanidade.
   Acordei de um sonho em que Zezé di Camargo e Luciano estavam fazendo um show numa praça perto daqui. É, e isso nem é o mais grave da história toda. Acordei e descobri que um som altíssimo tocava músicas da dupla. Tentei tampar os ouvidos e voltar a dormir. Adiantou apenas um pouco. Acabei acordando novamente quando um carro de som passou decidido a aumentar meu calvário. Levantei. O barulho externo - como um castigo - é mais alto no meu quarto, então, o melhor era sair logo dali. No quarto ao lado, meu irmão ouvia música. Verdade seja dita, posso amar uma música mas, se a escuto quando não estou afim, ela me dá raiva. Na cozinha, minha mãe preparava o almoço enquanto ouvia o rádio, logo, as vozes se uniam ao choques dos pratos e panelas.
   Fui até outro quarto, irritadíssima, e peguei dois pedaços de algodão para meter nos ouvidos e tentar atenuar a situação. Voltei para o quarto. Músicas de letras repetitivas, sugestivas, obscenas, agora ocupavam o lugar que antes fora da dupla sertaneja. Só um pouco - foi o resultado do algodão -, mas já era algo. Consegui me distrair e quando me dei conta, o bar tinha se calado. Ótimo, paz! Nem tanto.
   Almoço. Televisão às alturas. Quarto do meu irmão, com a porta aberta, a repetir sempre as mesmas músicas (abuso infeliz!). Volto ao meu quarto para tentar um novo pouco de paz. Cachorros no vizinho latem sem parar, alto Alto ALTO. Um som qualquer toca Raul, também muito alto, e, já disse: gosto mas, quando não quero, torna-se odioso. O carro de som volta para completar a festa. Anúncio do quê? Estou irritada demais para prestar atenção.
   Os cachorros não param. Alguém coloca uma música infeliz em som de carro. Tenho horror a som de carro. Odeio aquele tum-tum-tum que, a depender da música, os alto-falantes (não apenas) dos automóveis fazem quando o volume está muito alto.
   Volto a tentar os algodões. Os cachorros latem mais ferozmente do que é possível cobrir. Tento escrever, mas meu cérebro se atém a xingar todo o caos sonoro. Lembro-me de que é por isso que gosto das madrugadas, daquele silêncio e daquela paz...
   Alarme de carro. Tum. Barulho de motor. Tum-tum. Barulho de andar. Tum-tum-tum. Barulho dos fogos de São João. Tum. Barulho de teclado. Tum-tum. Barulho de pessoas correndo. Tum-tum-tum. Barulho do latir. Tum. Barulho do dono a gritar com os cachorros. Tum-tum. Barulho do cooler do computador. Tum-Tum-tum. Carros, ônibus, pessoas, animais, ruídos. Tum-tum-tum como um martelo. Ruídos. Tum-tum-tum na minha cabeça. Ruídos. Não importa aonde eu vá: Tum. Tum-tum. Tum-TUm-TUM!
   Eu grito (como se pudesse silenciar a todos com meu próprio barulho). Outro carro passa com música alta. Tum-tum-tum. Choro. Vou enloquecer!
   Tum-tum-tum. Tum-tum-tum. Acabo descobrindo dentro do carro, na garagem, o melhor silêncio, pelo abafamento das janelas e portas devidamente fechadas. É o paraíso. Dormi. Infelizmente, confesso, acordei no mesmo mundo sonoramente caótico... Tum  tum  tum:
   - Meu reino por um protetor de ouvidos!

12 comentários:

Anônimo disse...

olha, eu resolvi o meu problema com protetores de ouvido de silicone, usado por nadadores.
maravilhoso o texto. :)
:*

Anônimo disse...

Oláá, td bom?

Putz, acredite, o barulho vai te perseguir aonde quer que você vá porque a minha vó mora no meio do nada e SEMPRE tem esses barulhos de ciagarras/grilho, fora que tem uns lugares até meio que longe da casa dela que dependendo do vento(como é muito quieto) vem o som de todos os lugares =S

=*

ella disse...

certeza que não exite silêncio absoluto...
nosso corpo é barulhento.

bjo, emi ;*

descolonizado disse...

- aaaaaai.

eu tô totalmente circulado de sons [altos] sons ...

mas entendo muito bem o que você quer dizer com toda essa barulheira .

vem pra Tremedal depois do São João, silêncio é o que não vai faltar [isso que me assusta]

[beijos]

Richi Nean disse...

Questão muito importante essa, Iemai.Nem o tormento coclear das cidades nem o vazio verde dos campos inumanizados; a solução tem que estar em outro lugar.Precisamos construir uma nova civilização na qual as cidades sejam construídas para humanos viverem, e não para construtoras lucrarem. Sim, o problema das cidades é que viraram presa para esses cupins do lucro que não se importam com a qualidade de vida. Pra quem duvida que as construtoras são inimigas do ser humano, é só lembrar do metrô de São Paulo, que foi construído tão às pressas e com tão pouca atenção à qualidade que desabou... Sou contra que o estado fique controlando a vida das pessoas e a economia, mas se há uma exceção vital é a geometria das cidades. As cidades são onde as pessoas vivem e não podem ser um produto.
Se quiser conhecer mais idéias minhas acesse:http://meninodolho.blogspot.com/

Se gostar, fale para os outros. Se não gostar, fale mais ainda!

Estou te esperando, Iemai!

RN

Anônimo disse...

Tem dias que até mesmo os mais adoráveis sons estressam.
Fica com Deus. Beijos.

Mi do Carmo disse...

Muito bom!. Acho que vc consegue fazer uma coisa que eu não tenho paciência: revisar o próprio texto!

Enfim, eu tb ODEIO carro de som e já cheguei a sair na rua para xingar um (o que não é nem um pouco do meu feitio esse tipo de coisa, mas para vc ter a idéia da irritação). Outra coisa que me mata: televisão alta.

Mas o pior, no meu caso, são umas vizinhas do apartamento de cima. Els não dormem, simplesmente. E nem descansam, ou leêm... só gritam! Começam a conversar 6 horas da manhã e quando vou dormir elas ainda estão falando com suas vozes estridentes e irritantes. E ouvem a pior das músicas: arrocha. E quando eu fecho a janela do quarto elas ainda vêm com o desaforo: "Não se pode nem convesar nesse prédio?"
Dá vontade de dizer: "claro que não! Vocês não sabem conversar!"
Mas um dia eu me vinguei: Juntei com duas amigas e peguei uma madrugada inteira pra ouvir algo que eu sei que elas odeiam: rock!
E fui para o meu quarto ligar o liquidificador e gritar bem alto pela janela "ôoo amiga, você não sabe quem levou um corno?" (o top da conversa delas.

Não faço mais isso, por causa dos outros vizinhos, mas aquele dia lavei a alma.

Isso foi um post! hahahhaha

Abraço!

Anônimo disse...

Lindo post!

Eu odeio barulho também e música quando não sou eu quem decidiu ouvir. No meu quarto tem um ventilador velho, eu sempre ligo e o barulho dele acaba ajudando quando quero ter paz.

O barulho dele é tolerável. Estranho né?

Beijos

Anônimo disse...

Quase fiquei louca so de ler seu post...
felizmente eu naum escuto muito bem por isso naum me abalo com sons, do contrario teria ficado louca devido ao lugar que moro x)

Anônimo disse...

Que zuera pra cabeça, odeio estar irritada e ter que escutar barulhos, cachorrada, tum tum tum de carro, e pior de sábado de manhã. Eu trocaria uma vida dessas por uma casinha no meio do mato, so um bicho mesmo!!
Beijos!

Anônimo disse...

eu daria tudo pra viver numa casa mais isolada da cidade... podia ser naquelas depois da uesb mesmo...

Anônimo disse...

Se fosse para tentar voltar a dormir, a essa hora eu já teria perdido o sono, com certeza.
Se fosse para dormir a noite, eu conseguiria, pois quando estou com sono, sou praticamente um urso. hihihi
Bjitos!