segunda-feira, 11 de junho de 2007

Foi-se o tempo das vacas magras

   Todo mundo sabe que as mulheres nunca estão contentes com elas mesmas e que os padrões estereotipados da mídia acabam refletindo nos costumes de todo um exército de anônimas. Mas e se, repentinamente, as excluídas resolvem se revoltar e virar o jogo?
   O primeiro levantamento a ser indicado é que a beleza é mais uma área que defende o direito de igualdade para todos e que não cumpre sua promessa.
   Já faz algum tempo que tem havido uma superexposição de transtornos como a bulimia e a anorexia, que seriam consequências do padrão modelo-seca-de-passarela. O problema é que a mídia fala mas não explica. Ou explica demais e confunde a cabeça das pessoas.
   Então, voltando ao primeiro parágrafo, não sei se estamos assistindo o início de mais uma reviravolta nos padrões estéticos, dessas que ocorrem ao longo dos anos, mas, repentinamente, todas as meninas com IMC abaixo do recomendado começaram a ser bombardeadas pelas idéias sobre "Ana" e "Mia". As modelos continuam nas passarelas mas as críticas crescem dentro e fora delas.
   É óbvio que esses transtornos devem ser acompanhados e criticados, mas parece que todos esqueceram das magras magras. Esqueceram de todas as mulheres que tem predisposição genética, que comem o que querem e o que não querem, que estavam (ou não) satisfeitas com elas mesmas e que, com toda essa história, assistem sua auto-estima entrar em colapso.
   Vejo muitas meninas que nunca gostaram de ser magras desabando de vez por causa dessa nova moda. Deve ser uma ótima tática para os donos da academia que vêem o número de seus clientes aumentar, assim como também cresce o número de mães preocupadas com suas filhas. Talvez seja ótimo na visão de muitos médicos mas, na minha opinião, muito (o que não quer dizer toda) dessa preocupação é injustificada e acaba complicando a vida de várias pessoas.
   Não acredito mais naquela frase "Metade do mundo passa fome, a outra metade quer emagrecer". Tem muita mulher magra querendo engordar e a indústria de beleza também é bastante injusta com essa classe. Existem pessoas que não conseguem ganhar peso, que tentam dietas pra esses fins e que passam por sacrifícios equivalentes aos de outras pessoas que se consideram gordas. Acredito que esse seja mesmo um grupo menor, e que, por isso, não tem o direito de defesa correto.
   É necessário que as pessoas entendam que não apenas quem está acima do peso possui problemas de aceitação com seu próprio corpo. A defesa não pode vir apenas para um grupo. A minoria não pode ficar mais uma vez à margem de tudo. Antes de sair por aí estabelecendo novos estereótipos deveríamos olhar ao redor e ver quantas pessoas mais uma vez serão excluídas e se sentirão mal por causa deles. Será que precisamos mesmo ser movidos com base em padrões?
   Se todos são bonitos como são, isso inclui todas as nossas queridas magrinhas, secas, varetas, falsas anoréxicas, esqueletos, bambús, ou como você quiser chamá-las... Mas que são, acima de tudo, seres humanos como você. :)

Tpm² - Menina encanada

9 comentários:

descolonizado disse...

[caramba eu esqueci que a carne de vaca era bom para o cabelo . putz não ficarei mais rico . você arrancou meus sonhos ]
>.<'

eu sou exemplo de pessoa que quer engordar e não consegui. ^ ^

[abraços]

Anônimo disse...

Oi. Realmente é uma visão diferente de um assunto que é sempre abordado da mesma forma.

Acho que todo esteriótipo é falho. E acho ainda mais que estabelecer um padrão sobre algo tão variante e relativo como a "beleza" se torna mais falho ainda.

Como padronizar algo que difere tanto e pode assumir tantos significados? Querem fazer o impossível - e sempre quiseram - padronizar o que não é padronizável.

Mas eu vejo pelo lado da facilidade da questão. Seguir um padrão é muito mais fácil do que não ter um padrão para seguir e construir o seu.

A grande maioria adora o mais fácil.

Del Santana. 22. disse...

Na verdade, para muitos, o importante é ser como a sociedade acha legal/aprova.
E a consequência disso é a infelicidade, a frustração.
Acabamos muitas vezes confundindo o estar bem conosco com o estar bem para vocês(...)

Gostei mt desse post, pois vc tocou numa questão bastante esquecida: as magras magras (que também sofrem, oras!).



[e qto ao meu blog, vamos ver se ele vive, rsrs]

Duilio disse...

hehehe

Entao bora lah! Tb naum concordo mto com esses padroes de blz naum! Se eu fosse seguir, nu minimo ia tah tomando alguns mls de anabolizantes!!!!

srsrs

Bjaum minina linda
coloquei o link de seu blog no meu tb!

te cuidaaaaaa

gostei do post...

Anônimo disse...

*palmas*

é refrescante ver uma opinião doutro ponto de vista do assunto, e completamente acertada

Mi do Carmo disse...

Oi,
Fico feliz em receber visitar novas, as vezes acho que meu blog é como uma magra dessas do seu texto... rs

Mas enfim, também conheço muita gente magra tentanto engordar.
O problema é se estamos mesmo "assistindo a uma reviravolta dos padrões estéticos", a magraza conduzida não será mais o chique da hora. No entanto, outros padrões serão estabelecidos e novamente as mulhures que são levadas a seguir tendências vão prejudicar e fazer das tripas coração para fazer parte do novo grupo dos aceitos pela moda.
Por isso, sua pergunta se faz pertinente: "Será que precisamos mesmo ser movidos com base em padrões?".
Não, né? E infelizmente uma sociedade em que todos possam ser aceitos como são me parece quase impossível.
No quesito moda/mulher, acho que deveria fazer partes das regras do feminismo: se sentir bonita como é.

Abraço.

:-)

Anônimo disse...

realmente ninguem se preocupa com as magras querendo engordar...

e ainda existe um fato relevante sobre isso, na busca desesperada para ganhar peso, as magrelas adquirem alto teor de gordura e se tornam falsas magras... conheço muita magrinha com colesterol alto, pressao alta e por ai vai...

mas ninguem se preicupa mesmo com as espanadoras de lua... =O o ultimo recado que recebi no orkut, dizia sobre como perder 4 kilos em uma semana...

Lali disse...

Eu chamo de 'mãe'. Minha mãe sempre sofreu muitos preconceitos pelo fato de ser magra demais! o_o~ Ela sempre fez dietas pra engordar e coisas do gênero e todo mundo sempre achou estranho. ._.~

Sei lá. Pra eu achar uma pessoa FEIA mesmo, eu preciso não gostar dela, hahua. Porque eu acho tão fácil sempre ver a beleza das pessoas. o.o

Bibibi... como eu falo coisas que não me perguntaram! XD~

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado