quarta-feira, 6 de junho de 2007

Falada Língua

   A última crise de falta do que fazer me levou a folhear uma gramática. As primeiras páginas trouxeram à tona a alfabetização e me fizeram pensar sobre como a gente interioriza tudo, passa a fazer certo sem precisar questionar se está ou não dentro das normas. Só que o que me deixou chocada foi tudo aquilo que aprendi sem aprender.
   Vou ser mais específica. As páginas da gramática descrevem o que chamam de classificação das vogais e consoantes. Uma dessas classificações é determinada pela zona de articulação. Pra deixar a coisa mais confusa vou citar um trecho da Gramática Ilustrada de Hildebrando André:
   "Som produzido quando a língua se conserva quase em repouso, baixa, a boca aberta e o véu palatino (palato mole) se levanta, impedindo a passagem da corrente de ar para as fossas nasais;"
   MASCOMOASSIM? Sim, amigo, essa enrola toda é o que você conhece apenas por letra A.
   Lendo isso me surgiu uma grande dúvida: Como é que eu aprendi a bendita letra A?! E todas as outras letras também! Juro que desde que li essas classificações me pego, vez ou outra, pensando se minha língua está encostando no desgramado do véu palatino ou coisa assim.
   Quero dizer, todos aqueles bebês na fase do gugu-dádá estariam, na verdade, recitando mantras enquanto filosofam sobre a posição da sua língua em relação aos alvéolos dos dentes, da abertura da boca ou algo do tipo? Será que é por isso que a gente esquece tudo que pensava nessa idade? Pra não ficar louco (e mudo)?
   Provavelmente não. Então imagine ensinar as crianças usando essa metodologia: "Toque o lábio inferior e os dentes superiores, criando um obstáculo parcial à corrente de ar. Agora sopre." O resultado deveria ser como a letra f ou v. Será que daria certo?
   Acho que é por isso que aprender violão, outras línguas e tanto mais fica difícil. É que eu sei que se soubesse que falar era tão complicado... provavelmente não teria falado nunca.

8 comentários:

Anônimo disse...

é por isso que dizem que aprender a lingua, só morando no país pra aprender, e se fosse no telecurso 2000, sim, aquele curso para alieiniginas iniciantes no planeta terra, aposto que ensinariam a articular frases bem assim...hehehe

beijar? okay voce peeeega sua liiingua(...) ;P

Lali disse...

Pois eu acho mesmo que este senhor procurava deixar as páginas das gramáticas dele mais preenchidas, que nem eu faço nas minhas provas (o famoso "encher-lingüiça").

Gramática de verdade é do Cereja.
(quando eu pego afeição por algo, é difícil largar. Cereja, Google e Toddy FTW! XD).



{Lali e seus comentários que acrescentam muuuuuito, né? XD)



Btw, parabéns pelo blog novo. Lindo como sempre! *-*

descolonizado disse...

[ português é um codigo que se fingi de linguá ]

[ adorei esse blog ]
[ pra variar você tá perfeita mais uma vez ]


[ beijos ]

Anônimo disse...

Heyyy, n sabia dessa sua localização, adorei!

Esse lance que você cita no post é o famoso 'complicar o descomplicado'... Pois tudo isso é aprendido por simples e mera imitação, ouve alguém falando e repete...

Agora vem um e transforma um A em não sei o quê do véu palatino, fossas nasais...

Tsc Tsc

[rs] boa sexta!

Anônimo disse...

Depois passa aqui e escuta..você vai gostar:

http://www.myspace.com/deizeconfusa

Parabéns pelo blog..muito bonito!

Anônimo disse...

achei tu aqui menina.
____


a gente tem mania de complicar as coisas ainda mais, quando tudo pode ser tão simples...


=***

Anônimo disse...

Eu sempre leio gramáticas..e já peguei altas contradições em algumas..

E isso da fonética e da recitação das letras, é apenas por exemplos de outras pessoas.

Mas eu fico imaginando quem criou isso tudo e classificou tudo e tudo, tudo, tudo, tudo..

Anônimo disse...

Por que nao:)