quarta-feira, 11 de julho de 2007

Hiperacusia cerebral

   Li sobre a hiperacusia depois de escrever aquele texto sobre poluição sonora. Minha mente continuou caminhando nesse assunto e, como de costume, distorci o significado até criar minhas próprias idéias.
   A hiperacusia é uma hipersensibilidade que caracteriza-se por uma tolerância reduzida a sons, que poderiam passar despercebidos para a maioria. Ruídos menores passam a irritar como se fossem ruídos de grande intensidade.
   Cheguei a uma conclusão muito importante (cof) para a ciência: É isso que ocorre também com o nosso humor, pelo menos com o meu.
   Existem dias que são perfeitos e que acabam sendo jogados na lixeira por algum pequeno detalhe. Existem grandes coisas e grandes momentos que depois têm os bons adjetivos riscados porque faltou algo que fez tudo perder a graça. Momentos de risadas que depois se transformam, repentinamente, em um desespero descomunal por uma pequena coisa fora do lugar.
   O cérebro tem um desconfortável costume de aumentar a proporção dos problemas. Coisas insignificantes crescem e engolem o nosso bom humor. Quando essas coisas são resolvidas, toda a impressão de que o mundo está errado dissolve como se jogássemos um balde d'água na sujeira supérflua.
   O interessante é que isso depende de coisas sempre muito iguais. Certas pessoas ou certos costumes, palavras, frases, manias. O cérebro faz uma lista do que nos é importante e declara guerra quando algo disso está um pouquinho fora do normal.
   É essa "hiperacusia cerebral" que impede as pessoas de aproveitarem melhor suas vidas. Estão sempre reclamando dos problemas pequenos e esquecem das grandes felicidades. Não as culpo, pelo menos não agora depois de toda essa teoria, mas espero que, sabendo do problema, cada um possa encontrar seu remédio e sua prevenção.
   A felicidade também vive aqui do lado só que a gente não vê.

11 comentários:

Mi do Carmo disse...

Esquecemos das pequenas felicidades também. Certos costumes me irritam tanto que eu posso ficar com uma raiva enorme da pessoa de uma hora pra outra. Mas estou aprendendo a ser mais tolerante e compreensiva, pelo bem das minhas relações.

Emi, uma grande colaboradora do progresso científico mundial!

descolonizado disse...

esse neogico de hora estar feliz e horas estar triste não é o tal de transtorno bipolar ?!

ok...

eu nem tenho baixa tolerancia ao som.. até gosto . la la la

Anônimo disse...

é aquela tal coisa que explica casamentos acabarem por alguém deixar toalhas no chão ou a escova de dentes fora do sítio.
Pequenas coisas que parecem derrotar as grandes, tornando uma felicidade incontornavel de gargalhadas num silêncio vazio, como uma barreira que não se vê e temos de aprender a sentir.

óptimo post como de costume ;) *

Olivia disse...

gostei do ponto.
agora posso dizzer pra minha mae que o que ela tem é hiperacusia cerebral.
brincadeira!!

verdade que coisas minimas matam a gente ne?

Alê Quites disse...

A felicidade é o hoje...normalmente olhamos mais adiante ou tememos assumir tal sentimento.

Adorei seu espaço!
Beijos

Anônimo disse...

Existem pequenos problemas que com a nossa atenção viram grandes, mas o mais engraçado é que existem pequenas alegrias que não recebem a mesma atenção e nunca se transformam em foco único para a nossa felicidade (+/- como o mecanismo da tristeza).

O ser humano é uma coisa bem engraçada. Recebe um grande elogio e uma crítica no mesmo dia e sempre foca na crítica, recebe um presente lindo e um feio, mas sempre corre pra trocar o feio e deixa o lindo de lado...

A verdade é que a balança interna da gente parece que vem com 'defeito de fábrica' e sempre acaba pendendo para o lado mais ruim, mais triste, mais estranho.

Já diz a frase que tristeza não tem fim... Felicidade sim! Isso explica perfeitamente como nossos parâmetros precisam ser alterados antes que seja tarde demais!

Del Santana. 22. disse...

Emi, Emi!

Gostei da descoberta! rs

Acho que eu sofro dessa "hiperacusia cerebral" (na verdade, hj em dia quase todo mundo tem!).

Cm a verdadeira felicidade está nas pequenas coisas, muitas pessoas n enxergam mais ela!!!

Bjo Emi (e q ft mais linda aquela da praia!!! Quero ver todas da sessão!!!).

Anônimo disse...

Hoje eu me vi nessas palavras, mais precisamente, escrevendo-as. Eu já aumentei demais os meus problemas, já fiz de um pingo, um mar, mas já conseguir enxergar que devemos dar importância as coisas de acordo com a sua proporção.
Por óbvio que isso não é facilmente aplicável e sempre aplicado, mas conseguir parar, olhar aquela situação e ver que ela é menor do que achamos é um grande passo para voltar a olhar para a felicidade.
Bjitos!

Anônimo disse...

eu sinto isso quando tô fazendo alguma coisa e alguem conversa por perto... parece que a voz da pessoa vai gradativamente aumentando até o limite do insoportavel

Menina Lunar disse...

Instrutivo, reflexivo, maravilhoso, perfeito!!!!!!!!!

Vamos olhar pro lado e enxergar a felicidade tão esperada...

Amei.
Palmas pra vc!

Mil bjos.

Anônimo disse...

Adorei o post. Muito útil par aa ciência sim. :D
Eu já escrevi aplicações psicológicas para as leis de Newton. Por que não isto? :D

Sabe algo que me fascina (soa até estranho, mas tudo bem)? Afasia.