quinta-feira, 31 de maio de 2007

Não tema o tema

   Recentemente assisti no Fantástico uma reportagem sobre a liberdade de escolhas, algo assim. Um desses estudiosos estava afirmando que essa liberdade acaba deixando as pessoas, de alguma forma, perdidas. Poderíamos resumir a história toda dizendo que quanto mais você pode escolher, menos você escolhe. Quem viu a reportagem também viu o exemplo da mulher que tem um trilhão de calças jeans a mais que eu simplesmente porque ela vai na loja, gosta de tudo e não consegue escolher uma coisa só. Obviamente isso é coisa de rico e nós pobres mortais temos nossa escolha um pouco mais limitada pela taxa de preço.
   Percebi que isso é muito real tentando encontrar o que escrever. Acabo, muitas vezes, deixando de lado minha vontade porque não consigo pensar em um assunto.
   Não sei se isso acontece com todas as pessoas mas, quando me pedem para escrever sobre "qualquer coisa", estão simplesmente me torturando. Eu passo tanto tempo pensando sobre o que escrever que acabo perdendo qualquer estímulo para realizar a tarefa. Sei que dessa forma você pode procurar a coisa que você mais gosta ou o assunto com o qual você tem mais facilidade, só que, geralmente, prefiro quebrar a cabeça tentando pensar algo sobre o tema que foi proposto do que quebrar a cabeça tentando pensar em algum tema.
   Foi nesse momento que agradeci por todos os temas de redações de escola, vestibular ou o que quer que seja. Agradeci por aqueles temas horríveis que me fizeram inventar um monte de coisas tão horríveis quanto. Por que, imagine, se o vestibular me desse direito ao tema livre e eu perdesse todo o tempo da prova tentando encontrar um tema? E se tivesse ficado parada até hoje pensando em algo sobre o que escrever?
   Por isso, a partir de hoje, (supostamente) nunca mais temerei tema algum que surgir na minha frente. Viva a falta de escolha de tema! Viva o tema livre da escravidão de pensar em um tema! Viva minha sanidade mental!

   Volto quando conseguir pensar em outro (tema!).

2 comentários:

Anônimo disse...

todos precisam de uma orientação afinal ;P

e considero escolhas como o A , ou o B, porque se for QUALQUER coisa, bem, então você ainda não escolheu, voce tem que DESCOBRIR algo, e dai sim partir para a sua escolha, se vai ficar com o A ou o B, é a velha história da pilula azul ou vermelha, neo chegou até lá, e só dai escolheu, nao fez parte da escolha dele IR até lá, ewrm ...intende?

lindo lindo blog emi : )


pena que o blogger num avisa quanda dao resposta XD

descolonizado disse...

tô sem tema para escrever esse comentário.
caramba... finalmente achei alguém que é tão doido quanto eu >.<'
penso assim também

Viva a falta de escolha de tema!
Viva o tema livre da escravidão de pensar em um tema!

Viva minha sanidade mental!

[beijos]